terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Deus Todo Poderoso

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra.
A. Creio em Deus
Se nenhum homem jamais viu a Deus como Ele realmente é (1 Jo 4:12); se Deus habita em luz
inacessível (1 Tm 6:16) e se Ele está acima de toda a criação (2 Cr 2:6), perguntamos: Deus pode
ser definido?
Sendo Deus um ser infinito, é impossível que qualquer criatura o conheça exatamente
como ele é. No entanto, ele bondosamente revelou-se mediante linguagem compreensível a
nós. São as Escrituras essa revelação (Myer Pearlman).
O que se pode entender de Deus é fruto do que conhecemos por Revelação. A Teologia
define duas maneiras da auto-revelação de Deus: a Revelação geral e a Revelação especial. O
mesmo Deus que fez a natureza, com suas belezas e maravilhas, fez também o homem dotado
de capacidade para observar, através da natureza, o seu Criador. Todavia, não é objeto do
presente estudo tratar sobre a revelação geral, por isso seguimos adiante esclarecendo apenas o
que mostra a Revelação especial, ou seja, aquela formulada através das Escrituras Sagradas, a
Bíblia. É a Bíblia que nos dá a possibilidade de traçar os principais conceitos que temos de
Deus.
Os Nomes de Deus e Seus atributos, por exemplo, revelam qualidades e perfeições
inerentes ao SER ETERNO, Deus. Na Bíblia o nome de uma pessoa é a descrição do seu caráter.
Assim os “nomes” de Deus na Bíblia descrevem o Seu caráter.
No Antigo Testamento podemos encontrar:
Adonai - Senhor, Mestre, Cabeça, Meu Senhor. (Gn 15.2; 18.3)
Adonai Há Adonim – Senhor dos Senhores (Dt 10.17b)
Elohim - Deus Criador.(Gn 2.4; Dt 5.36). Plural de Eloah.
Elohim Bashamayin – Deus nos céus (Js 2.11)
Elohim Kedoshim – Deus sagrado (Js 24.19)
Elohim Machase Lanu – Deus é o nosso Refúgio (Sl 62.8)
Elohim Ozer Li – Deus meu Ajudador (Sl 54.4)
Elohim Shophtim (Shephtim) Ba-arets – Deus que Julga na Terra (Sl 58.11)
Elohim Silihot – O Deus dos Perdões (Ne 9.17)
Elohim Tsebaoth – Deus Onipotente ou Deus de Multidões (Hostes) (Sl 80.7)
El - Mais simples dos nomes. Significa: ser o primeiro
El Bethel – Deus de Betel ou a Casa de Deus (Gn 35.7)
El-Berit : Deus que faz pacto ou aliança (Gn 31:13, 35:1-3).
El Deot – Deus das Sabedorias (1Sm 2.3b)
El Eliom - Deus Altíssimo. (Nm 24.16; Sl 7.17; Sl 18.13).
El Emunah – O Deus Fiel (Dt 7.9)
El Gibbor – Deus poderoso (Is 9.6).
El Hanu – Deus Misericordioso (Ne 9.31).
El Hakabodh – Deus da Gloria (Sl 29.3).
El Hay (He) – O Deus Vivo (Js 3.10; 1Sm 17.26) .
El Hayyay – O Deus da minha vida (Sl 42.8).
El Kainna (Kanno; Kenno’)– Deus zeloso (Ex 20.5; Js 24.19).
El Marom – Deus Altíssimo (Sl 57.2; Mq 6.6).
El Mistater – O Deus Misterioso (Is 45.15).
El Nekamoth (Nakamoth) – O Deus que me vinda (Sl 18.47).
El Nose – O Deus que Perdoou (Sl 99.8).
El Olam. - Deus da eternidade. (Gn 21.33).
El Rai (Rhoí)– Deus da Vista (Gn 16.13).
El Sali (Sela) – Deus, minha Rocha (Sl 42.9).
El Shaddai – Deus Onipotente (Gn 17.1-2; Ex 6.3).
El Simchath Gili – Deus minha alegria excessiva (meu encanto ou grande alegria) (Sl 43.4).
El Tsur Israel – O Deus rocha de Israel (Is 30.29).
YAHWEH - Eu sou o que sou. (Ex 3.13-15).
YHWH Chereb – O SENHOR... A Espada Gloriosa (Dt 33.29).
YAHWEH-ELOENU - YAHWEH nosso Deus. (Sl 99:5,8).
YHWH Elohe Hashamaim – O Senhor DEUS dos céus (Gn 24.7).
YAHWEH-ELOEKA - YAHWEH teu Deus. (Êx 20:2,5,7).
YAHWEH-ELOAI - YAHWEH meu Deus. Zacarias 14:5.
YHWH Elohim : Criador de todas as coisas.
YHWH Hashopet – O Senhor o Juiz (Jz 11.27).
YHWH Hoshiah (Hoshe’ah) – O Senhor poupa (salva) (Sl 20.9).
YHWH Immeka (‘Immeku) – O senhor é contigo (Jz 6.12),
YHWH Izuz Wegibbor (‘Izoz Hakaboth) – O Senhor Forte e Poderoso (Sl 24.8).
YHWH Jireh : O Senhor proverá – Deus proverá.(Gn 22:14).
YHWH Kainna - O Senhor Zeloso (Ex 20.5, Ex 34.14).
YHWH Kadosh - Deus santo. (Jr 15. 19 ).
YHWH Kabodhi – O Senhor a minha Gloria (Sl 3.3).
YHWH Kanna Shemo – O Senhor é Zeloso (Ex 34.14).
YHWH Keren Yishi – O Senhor Força de minha Salvação (Sl 18.2).
YHWH Machsi – O Senhor meu Refugio (Sl 91.1; Sl 91.9).
YHWH Mephalti – O Senhor Meu Libertador (Sl 18.2).
YHWH Mekaddishkhem – O Senhor que vos santifica (Ex 31.13; Lv 20.8).
YHWH Metsudhathi O Senhor, (meu lugar forte),minha Fortaleza (Sl 18.2).
YHWH Mishgabbi – O Senhor minha Torre Alta (meu Alto Refugio) (Sl 18.2).
YHWH Moshiekh – O Senhor Seu Redentor (Is 49.26; 60.16).
YHWH Norah – O Senhor é Tremendo (Sl 47.2).
YHWH Nissi : O Senhor é a Minha Bandeira.(Ex 17:15).
YHWH Raah : O Senhor é o Meu Pastor (Sl 23:1).
YHWH Rafa : O Senhor Que Te Sara (Ex 15-26).
YHWH Rhahum – O Senhor é piedoso (2Cr 30.9).
YHWH Sabaoth : O Senhor dos Exércitos (Sl 24:10).
YHWH Shalom : O Senhor é Paz (Jz 6:24).
YHWH Shammah : O Senhor Está Ali (Ez 48:35).
YHWH Tov – Bom é o Senhor (Sl 145.9).
YHWH Tsidikenu : Senhor Justiça Nossa (Jr 23:6).
Outros nomes: Avinú – Nosso Pai (Is 63.16); Eyaluth - Força (Sl 22.29;Gaal - Redentor (Jó.19:25); Yasha - Senhor
Salvador (Is 43.3); Magen - Senhor nosso escudo (Sl 3.3); Maor - Doador da luz (Gn 1.16; Melech Hakavod – O Rei
da Gloria (Sl 24.7); Palar - Senhor Libertador (Sl 18.2); Shapar - Juiz, Gn 18.25; Tsaddia - Justo, Sl 7.9.
Conhecemos a Deus não somente pelos os Seus Nomes, mas também em Seus Atributos.
Qual a diferença entre os nomes de Deus e os seus atributos?
O nomes de Deus expressam as qualidades do seu ser inteiro, enquanto os seus atributos
indicam vários aspectos do seu caráter. (Myer Pearlman).
Os atributos divinos são classificados em dois grupos principais: Incomunicáveis e
Comunicáveis.
Atributos Incomunicáveis - São aqueles que Deus não partilha conosco ou não nos
“comunica”. São atributos exclusivos de Deus, que distinguem Deus como Deus, sendo
ímpar naquilo que é e faz. Esses atributos são a marca distintiva do Altíssimo que o
torna absolutamente inigualável (CAMPOS, O Ser de Deus e os seus atributos. p. 165).
Estes atributos enfatizam a distinção absoluta entre Deus e a criatura (não podem ser
comunicados à criatura).
Atributos Comunicáveis – São aqueles que Deus partilha conosco ou nos “comunica”.
São qualidades em que são encontradas semelhanças ou analogias na criatura,
especialmente no ser humano (estes atributos podem ser comunicados à criatura).
01 - Espiritualidade de Deus
Deus não é corpóreo ou tangível. Deus é uma pessoa, mas não possui uma natureza
corpórea, como os homens. “Deus é Espírito” (Jo 4.24) e “um espírito não tem carne nem ossos”
(Lc 24.39).
Porque os egípcios são homens e não Deus; e os seus cavalos, carne e não espírito (Is 31.3).
Deus não possui aparência material e é invisível a nós (1Tm 1.17). Por esta razão, ele
proibiu qualquer tentativa de representação física, através da confecção de imagens de
escultura (Ex 20.4). Quando Deus quis revelar-se aos homens, ele assumiu forma, como, por
exemplo, nas aparições do Anjo do Senhor (Gn 18.1-16; Ex 3.10-4; Js 5.13-15; Jz 13.3), no Antigo
Testamento (as chamadas teofanias). Entretanto, Jesus ensinou que ninguém jamais viu a Deus
(Jo 1.18). Quando alguém afirma ter visto Deus, não significa que viu a pessoa divina, em sua
essência, mas uma aparição divina; uma manifestação da sua glória.
Sendo Deus espírito, Ele pode ser adorado em qualquer tempo ou lugar. Ele pode ser
buscado e glorificado em todo o tempo e em quaisquer circunstâncias. Sendo Deus espírito, só
pode ser adorado através do espírito. Isto significa que Deus só poderá ser plenamente
adorado por aqueles que tiveram seus espíritos vivificados e completamente renovados pelo
Espírito Santo. (Jo 4:24; Ef 2:18).
02 - A Auto-existência de Deus
"Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a
eternidade, tu és Deus." Salmo 90.2
Deus sempre existiu. Deus não tem término ou fim (1 Reis 8:27; Atos 17:24). Ele existe
de um modo diferente do nosso: nós existimos de uma forma derivada, finita e frágil,
mas nosso Criador existe como eterno, auto-sustentado e todo-suficiente. Sua existência é
eterna e infinita, não há possibilidade de Ele cessar de existir.
Deus tem vida em si mesmo e tira de si mesmo a energia infindável e de nada
necessita. (Sl 90. 1- 4; 102.25-27; Is 40.28-31; Jo 5.26; Ap 4.10).
03 - A imutabilidade de Deus
Deus é sempre o mesmo. “Porque eu, o Senhor, não mudo”(Ml 3.6); “o Pai das luzes, em
quem não pode existir variação, ou sombra de mudança”(Tg 1.17).
Deus não está em crescimento ou formação. Deus não muda para melhor ou pior, Ele é
perfeito e perfeitamente santo, e não pode mudar. Ele nunca foi menos santo do que é e nunca
será mais santo do que é ou já foi.
Nele não há mudança nem sombra de variação (Tg 1.17).
Tudo o que Deus é Ele sempre foi e tudo o que Ele é e foi Ele sempre será. (Ap 1.8). O
termo hebraico Yahweh (Javé) é o nome que Deus designa a si mesmo em resposta ao pedido
de Moisés (Ex 3.13-15). Seu significado, “Eu sou o que sou”, que pode ser também traduzido
“Serei o que serei”, representa a fidelidade de Deus a seu povo e a infalibilidade de suas
promessas.
Deus não muda em Seus atributos, em Seus propósitos, em Suas promessas. Não se
desvia de si mesmo. Sua Palavra não muda (Mt 24.35; Is 40:8;55.11; Sl 89.34).Deus é fiel para
cumprir Suas promessas (Hb 10.23; 1 Jo 1.9; 2 Tm 2.13; 1 Ts 5.24; 2 Ts 3.3; 1 Co 10.13). Seus
planos são imutáveis e permanentes (Sl 33.11; Jó 42.2; Mt 13.35; 25.34; Ef 1.4,11; 3.9, 11; 2 Tm
2.19; 1 Pe 1.20; Ap 13.8).
04 - A infinitude de Deus:
Deus não tem limitações. Ele “habita em luz inacessível”(1 Tm 6.16).
Infinitude aplicada ao espaço -A infinitude de Deus em relação ao espaço é denominada
imensidão ou imensidade. Deus é imenso (Grande ou Majestoso; Jó.36:5,26; Jó.37:22,23;
Jr.22:18; Sl.145:3). Imensidão é a perfeição de Deus pela qual Ele transcende (ultrapassa)
todas as limitações espaciais e, contudo está presente em todos os pontos do espaço com
todo o seu Ser PESSOAL.
Infinitude aplicada ao tempo - A Infinitude de Deus em relação ao tempo é chamada de
eternidade. Deus é antes do próprio tempo. (Sl.90:2/ Hc.1:12/ Dt.33:27/ Is.40:28/ Jr.11:10).
B. Creio em Deus Pai (Paternidade).
Deus, como Primeira Pessoa da Trindade não foi criado e nem gerado. É o “princípio e o fim,
princípio sem princípio”; por si só, é Princípio de Vida, de quem tudo procede.
No judaísmo, Deus é chamado Pai porque é o criador, o governador e o protetor.
Muitas pessoas pensam em Deus como um Deus distante, ausente e impassível, que não sente
emoções. Mas o Deus da Bíblia é ao mesmo tempo infinito e pessoal. Por ser um Deus pessoal,
Ele interage conosco e sente emoções. Deus se alegra (Is 62.5), se entristece (Sl 78.40; Ef 4.30), se
enfurece (Ex 32.10). Além disso, Deus é Pai.
Deus, como Criador, manifesta disposição paternal para com todos os homens.
Historicamente Ele se revelou primeiro como Pai ao povo de Israel. Ele é o Pai de nosso Senhor
Jesus Cristo, a quem enviou a este mundo para salvar os pecadores e deles fazer filhos por
adoção. Aqueles que aceitam Jesus Cristo e Nele creem são feitos filhos de Deus, nascidos pelo
seu Espírito, e, assim, passam a tê-lo como Pai celestial (Jo 1:12).
Os Relacionamentos do Pai.
1. Pai de toda a criação (At 17:29).
2. Pai da nação de Israel (Êx 4:22).
3. Pai do Senhor Jesus Cristo (Mt 3:17).
4. Pai dos crentes em Cristo (Gl 3:26)
C. Creio em Deus Pai, o Todo Poderoso (Soberania,Onipresença, Onisciência e Onipotência).
Jeremias 23.24: "Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o
SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? —diz o SENHOR".
C.1 - A Soberania Divina
"Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu,
tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao
que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração.
Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade,
ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa
deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?". Daniel 4:34,35:
Soberania ou Supremacia é um atributo pelo qual Deus possui completa autoridade
sobre todas as coisas criadas, determinando-lhe o fim que desejar (Gn.14:19; Ne.9:6; Ex.18:11;
Dt.10:14,17; ICr.29:11; IICr.20:6; Jr.27:5; At.17:24-26; Jd.4; Sl.22:28; 47:2,3,8; 50:10-12; 95:3-5; 135:5;
145:11-13; Ap.19:6).
Somos constantemente lembrados, em termos explícitos, que o SENHOR (Javé)
reina como rei, exercendo o seu domínio sobre grandes e pequenos, igualmente (Ex 15.18;
Sl 47; 93; 96.10; 97; 99.1-5; 146.10; Pv 16.33; 21.1; Is 23.23; 52.7; Dn 4.34-35; 5.21-28; 6.26;
Mt 10.29-31). O domínio de Deus é total: ele determina como ele mesmo escolhe e realiza
tudo o que determina, e nada pode deter seu propósito ou frustrar os seus planos. Ele exerce
o seu governo no curso normal da vida, bem como nas mais extraordinárias
intervenções ou milagres.
Deus governa o mundo e sua vontade é a causa final de todas as coisas, incluindo
especificamente a criação e a preservação (Sl 95.6; Ap 4.11), a vida e o destino do homem (At
18.21; Rm 15.32) e até os mínimos detalhes da vida (Mt 10.29). Deus reina em seu universo,
exaltado sobre todos os demais seres que reivindicam poder e autoridade. Ele e só ele é Deus:
“Eu sou o Senhor, e não há outro”(Is 45.6; 43.11; 44.8; 45.21). Deus, de Seu elevado ponto de
observação, vê e opera a história sem interferir com a liberdade do homem.
A soberania de Deus é expressa em três perfeições a ela relacionadas: Onipresença,
Onisciência e Onipotência.
C.2 – Onipresença -
Deus está presente em todos os lugares (Jr 23.23,24; Sl 139.7-10). Contudo, não
devemos pensar sobre Ele como se ocupasse todos os espaços, porque Deus não tem
dimensões físicas. É como espírito que Deus está em todo lugar. Não há um único ponto
em todo o universo onde Deus não esteja presente e onde Ele está, está com todo o Seu Ser e
não apenas uma parte dele. Deus está presente em toda a sua criação, mas é distinto dela,
diferentemente do que afirma o panteísmo (Deus é tudo). Deus, porém, age de modo diferente
em lugares diferentes.
Deus escolhe certos lugares para manifestar sua presença: o Céu é o lugar do Seu trono
(Sl 113.5). Ele não está mais presente em algum lugar do que em outro, mas manifesta a Sua
presença de modo especial (Mt 18.20).Quando o povo de Deus estava no deserto, a arca era o
lugar, geograficamente falando, onde Deus se manifestava em Israel e para Israel (Ex 25.21,22).
Quando a arca é levada pelos filisteus, Deus continua presente em Israel por causa da Sua
Onipresença, contudo, não mais se manifesta (1 Sm 4.17-22). Um exemplo da Onipresença
versus Presença manifesta é que Ele está presente, em uma sessão mediúnica por causa de Sua
Onipresença, mas Sua Presença não é manifesta ali.
C.3 – Onisciência -
Deus conhece todas as coisas, reais e possíveis. Mt 11:21.
“Deus conhece plenamente a si mesmo e todas as coisas reais e possíveis num ato simples
e eterno” (Grudem).
.
Pessoas que oram a Deus de toda parte no mundo estão à sua vista e recebem sua
atenção pessoal. Ele sabe todas as coisas. Nada é oculto de seu infinito entendimento (Hb 4:13;
Sl 147:5). Sendo onisciente, Ele sabe o fim desde o começo e pode, sem errar, predizer o futuro
(Is 46:10; 41:23). Exatamente como ele faz isto está além do nosso conhecimento (Rm 11:33).
Deus conhece tudo simultaneamente, sem precisar pensar, raciocinar ou contar algo
para saber seu número. Todo o conhecimento está presente na sua consciência (Sl 90.4; 2 Pe
3.8). Deus conhece o futuro (Is 41.26; 42.9; 46.9-10; 42.8-9; 1 Sm 23.10-14; Jr 38.17-20).
Deus conhece plenamente a si mesmo, Seu eterno e infinito Ser (1 Co 2.10-11).
Deus conhece todas as coisas no universo (Hb 4.13; 2 Cr 16.9; Jó 28.24; Mt 10.29-30).
Deus conhece todas as coisas que Ele criou (1 Jo 3.20; Dn 2.22). Seu conhecimento não se pode
medir (Sl 147.5; Rm 11.33).
Deus conhece cada detalhe do nosso ser (Mt 10.30; Ap 2.23) e todas as nossas
necessidades (Mt 6.8).Deus conhece as palavras que ainda vamos falar (Sl 139.4), os nossos
pensamentos (Sl 139.1-2). Conhece nossa vida antes mesmo de nascermos (Sl 139.16).Deus
conhece o coração humano (1 Sm 16.7; 1 Cr 28.9; Jr 17.10) e suas intenções (Ez 11.5; Sl 139.2-4;
Pv 15.11).
C.4 – Onipotência -
Deus possui todo o poder (Ap 19:6).
"Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado" (Jó 42.2).
Jó testifica que Deus é onipotente. Ele é o Todo-Poderoso. Deus tem poder para fazer
tudo aquilo que, em sua perfeita sabedoria e vontade, deseja fazer.
A onipotência divina refere-se ao seu próprio poder de fazer o que decidir fazer. O
Senhor Deus apenas fala e sua palavra não volta vazia (Is 55.11). Deus possui o poder ilimitado
para fazer qualquer coisa que Ele queira. Deus é a fonte da possibilidade e o que é possível é
determinado pela natureza de Deus. A onipotência divina não significa que Ele pode fazer uma
mentira ser verdade, ou que Ele possa pecar. Não há poder absoluto em Deus que opere em
contradição com Suas perfeições.Ele pode realizar tudo quanto está presente em Sua vontade
ou conselho. Entretanto há muitas coisas contrárias à natureza de Deus e, sendo assim, Ele não
pode realizá-las. Ele não pode mentir, pecar, mudar ou negar-se a Si mesmo (Nm.23:19;
ISm.15:29; IITm.2:13; Hb.6:18; Tg.1:13,17; Hb.1:13; Tt.1:3), isto porque não há poder absoluto em
Deus, divorciado de Sua perfeições, e em virtude do qual Ele pudesse fazer todo tipo de coisas
contraditórias entre Si (Jó.11:7). Deus faz somente aquilo que quer fazer (Sl.115:3; Sl.135:6).
D. Creio em Deus Pai, o Todo Poderoso, Criador do Céu e da terra
Este Deus Todo-poderoso é o nosso Criador. Pelo seu poder trouxe a existência tudo que
conhecemos, assim como o desconhecido.
D.1. Deus criou o universo
Essa é a inferência de Gênesis 1.1 que diz: "No princípio Deus criou os céus e a terra".A
frase "os céus e a terra" inclui a totalidade do universo, O salmo 33 também nos diz: "Mediante
a palavra do SENHOR foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca
[...] Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu" (Sl 33.6,9).
No NT encontramos uma afirmação de caráter universal no começo do evangelho
de João: "Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria
sido feito" (Jo 1.3). A expressão "todas as coisas" é mais bem entendida como referindo-se à
totalidade do universo (cf. At 17.24; Hb 11.3). Hebreus 11.3 diz: "Pela fé entendemos que o
universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do
que é visível".
D.2. A criação é distinta de Deus e, todavia, sempre dependente dele.
A Bíblia ensina que Deus é distinto de sua criação. O termo usado para dizer que
Deus é muito maior que sua criação e independente dela é a palavra transcendente.
Deus está também muito envolvido com a criação, pois ela é continuamente
dependente dele para existir e funcionar. O termo usado para falar do envolvimento de Deus
com a criação é o termo imanente, que significa "permanecer em" a criação. O Deus da
Bíblia não é uma divindade abstrata removida da criação e sem interesse nela.
A Bíblia é a história do envolvimento de Deus com sua criação e particularmente com os
seres humanos criados.
"Em sua mão está a vida de cada criatura e o fôlego de toda a
humanidade" (Jó 12.10).
No Novo Testamento, Paulo afirma que Deus "dá a todos a vida, o fôlego e as demais
coisas" e que "nele vivemos, nos movemos e existimos" (At 17.25,28).
D.3. Deus criou o universo para mostrar a sua glória
"Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas
mãos" (Sl 19.1,2).
O cântico da adoração celestial em Apocalipse conecta a criação de todas as coisas por
Deus com o fato de que ele é digno de receber a glória que elas lhe conferem:
"Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder,
porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas" (Ap
4.11).
O que a criação mostra a respeito de Deus? Primeiramente ela mostra seu grande
poder e sabedoria, muito acima de qualquer coisa que poderia ser imaginada por qualquer
criatura.
"Mas foi Deus quem fez a terra com o seu poder, firmou o mundo com a sua
sabedoria e estendeu os céus com o seu entendimento" (Jr 10.12).