terça-feira, 16 de novembro de 2010

Convencidos Porém não Convertidos !

Jesus Cristo a todos conhece. Em João 2:23-25 encontramos a sentença que ele proferiu sobre algumas pessoas. Veja que nem se tratava de ímpios que o rejeitavam em declarada inimizade.Pelo contrário,eles O reconheceram.Viram os sinais e se Convenceram que era o Messias.Creram em seu nome ! Uma leitura superficial até deixaria supor que se tratava de homens dos quais se diz no Capítulo do Evangelho de João 1:12 , que receberam o direito de ser feitos filhos de Deus. Porém, o que se lê desta gente do final do capítulo 2 é que Jesus não confiasva neles, porque a todos conhecia e não necessitava de que alguem testificasse do homem, porque Ele bem sabai o que havia no homem
Estes homens estabvam " Convencidos, mas não convertidos no seu nome ", mas não O receberam .Tinham visto os seus sinais ,e isto convenceu o seu intelecto e sentimento de que Ele era o Messias.Deste havia muitos naqueles dias, e hoje somam milhões. Não duvidam das verdades cristãs . O seu Intelecto e o seu sentimento lhes permitem discernir nestas verdades o que é lógico e sublime. E desta maneira aceitam o cristianismo. O homem natural fica satisfeito com isso, porque deste modo coloca-se acima da verdade e acima de Deus .Em sua avaliação do que seria verdadeiro,ele crê naquilo que sua mente e o sentimento julgam que seja o certo.
Como tudo muda quando a consciência se submete a luz de Deus! O que veremos então é a nossa condição culpada e perdida.Então já não pensamos mais em julgar a Deus ou o que ele tem revelado.Não nos resta nada mais senão o autojulgamento e clamar a Deus para que receba o pecador .
O Homem natural certamente recenberá a necessoidade de um novo nascimento para aqueles que adoram idolos ou para os que adoram ídolos ou para os vivem em pecados grosseiros. Mas que todos devem nascer de novo, isto o homem natural não pode compreender. Ai estavam Jesus e até os fariseus que lhe queriam bem,que creram em seu nome - sim gente como Nicodemos fariseu, cgefe dos judeus mestre em Israel ,que testificou, dizendo: " Rabi bem sabemos que és Mestre,vindo de Deus,porque ninguém pode fazer estes sinais que Tu fazes se Deus não for com ele " Versículo 2 . O homem natural naõ pode compreender que até mesmo tais pessoas tenham de nascer de novo versículo 7.
Mas quem ésta flando aqui e o mesmo que diz aquilo que sabe Versículo 11, pois é o Deuis etereno. E notem que le não se refere apenas aos seus inimigos, mas também aos que O reconheceram.não fica então , evidente que o homem está totalmente perdido e que é completamente impossivél ao homem natural chegar á presença de Deus ?
Jó disse " Quem do imundo tirará o puro ? Ninguem " ( Jó 14:4 ). E Romanos 5:19 diz que pela desobediência de Adão todos os seus descendentes são pecadores " O que é nascido da carne é carne João 3:6.ianda que Nicodemos nascesse dez vezes cpomo da primeira vez de pais pecadores , nada mudaria em sua relação com Deus .
Um homem tem de nascer de novo, ou seja nascer de cima, de uma maneira completamente nova, de uma nova fonte de vida "Na verdade,na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espirito não pode entrar no reino de Deus ". A água nas Escrituras é uma conhecida figura da palavra de Deus ,tal como o EspiritoSanto a aplica ao homem . Isso é conhecido claramente em Efesios 5:26, bem como em João 13:10 em ligação com João 15:3.
A água promove a limpeza do objeto ao qual é aplicada. A palavra de Deus aplicada pelo Espirito Santo ,purifica as tendências, os pensamentos e os atos do homem .Ao mesmo tempo, o Espirito está usando a palavra para operar nele uma nova vida, uma vida interiramente diferente, que naão apresenta o caráter de seus pais naturais, mas sim o caráter dAquele qu egerou esta vida. " O que é e nascido do Espírito e Espírito" João 3:6.